quarta-feira, 3 de setembro de 2008

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

1. Problematização:

Sabemos o quanto a leitura é importante e fundamental no dia- a- dia do aluno, pois as dificuldades presentes denotam a falta desta. O desempenho na interpretação de um texto, a ortografia, ou até mesmo a linguagem utilizada, é bastante precária. Precisamos dotar o aluno de uma supercompetência de leitura: ler textos, ler imagens em movimento, ler sinais, para enfim poder ler e entender os clássicos e outros gêneros textuais. O aluno não tem apenas de ler; tem de querer fazê-lo. É importante que saibam apreciar e ler textos literários, buscando a identificação com a modalidade de leitura e seu gênero.
É perceptível a resistência de alguns, quando o assunto é leitura e por isso observa-se a grande dificuldade na interpretação e na escrita.
A leitura leva a pessoa a observar, perceber, descobrir e refletir sobre o mundo e
interagir com seu semelhante através do uso funcional de linguagens;

2. Objetivos:

- Despertar o gosto pela leitura, permitindo o desenvolvimento e a liberdade de escolha, para poder relacionar esta, a prática textual.
- Ler, para interpretar e interagir durante as aulas..
- Criar no aluno o prazer de ler, para que o mesmo busque constantemente
seu gênero de leitura.
- Levar para a sala de aula Clássicos da Literatura Brasileira e Inglesa com sinopses, para motivar o aluno à leitura e socialização dos mesmos.
- Auxiliar o aluno na pesquisa e busca por livros que permitam abrir seus horizontes ampliando seus conhecimentos nas diversas áreas do saber.

3. Ações:

Através da leitura, socialização e análise das Obras Clássicas em sala de aula:
O Retrato de Dorian Gray, As Minas do Rei Salomão, O Homem Invisível, Drácula, O Médico e o Monstro, As Aventuras de Tom Sawyer,Vinte Mil Léguas Submarinas, os alunos viajaram para os diversos mundos, da ficção, da magia, do terror, da aventura e outros.
Houve a construção coletiva e individual de textos, mesclando as personagens das obras num conto fantástico, bem como a representação através de dramatização.
Para completar o trabalho, foi assistido ao filme “A LIGA EXTRAORDINÁRIA”, o qual junta as sete obras clássicas.

4. Meios / Recursos :

Biblioteca, vídeos, Internet, coletâneas, gravuras, cenário, sala ambiente...

5. Avaliação:

A Avaliação se deu pelo envolvimento, oralidade, leitura, desenvolvimento das atividades propostas, interesse, criatividade e desempenho no trabalho, verificando assim o crescimento do aluno quanto a linguagem, pronúncia correta, entonação, concordância, e ortografia.








Nenhum comentário: