terça-feira, 30 de setembro de 2008

Produção de Texto : As Garras de Drácula

As Garras de Drácula
Em uma bela manhã, Capitão Nemo e Tom Sawyer estavam navegando juntos. Os dois estavam com muita fome, pois estavam no fundo do mar há mais de seis meses. Então decidiram subir. Capitão nemo avistou uma ilha, pularam do submarino e nadaram até ela. Chegando lá, começaram procurar um lugar para passarem a noite e fugir da tempestade que estava começando. Durante a procura encontraram AS Minas do Rei Salomão. Entraram na caverna e encontraram Drácula que os recebeu, alimentou-os, mas depois trancou-os no lugar mais alto das Minas. Lá já estava preso, Doryan Gray que pintava seus quadros e Capitão Nemo perguntou: - O que você está fazendo aqui? E a quanto tempo está nesse lugar? Então Doryan Gray respondeu: - Eu estou condenado, já tentei fugir e não consegui. Drácula logo irá me matar e também irá matar vocês.
Na noite seguinte Drácula entrou na jaula e pegou Doryan Gray e o levou. Naquela noite, Capitão Nemo e Tom Sawyer ouviram vários gritos de Doryan Gray. No outro dia um médico chegou a ilha e estava procurando uma planta para fazer a poção para virar um monstro e acabou entrando nas Minas. Lá ele encontrou a planta, mas o Drácula o prendeu junto com Nemo e Tom Sawyer. Ficaram o dia todo tentando elaborar um plano, pensaram até em pular a janela, mas era muito alto. Então o médico teve a idéia de criar a poção para ele virar monstro e matar Drácula. A noite o Drácula chegou e o médico tomou a poção, transformando-se num monstro e os dois começaram a lutar. Enquanto isso o Capitão Nemo e Tom Sawyer tentaram fugir, mas Drácula os pegou, já que na luta havia matado o Monstro. Prendeu-os novamente e logo perceberam que Drácula lutava sozinho, porém não estava sozinho e sim com o Homem Invisível que também estava preso o tempo todo com os dois , mas ninguém o via. O Homem Invisível Conseguiu matar o Drácula com uma estaca de prata. Libertou Capitão Nemo e Tom Sawyer que ficaram muito agradecidos. E os três navegaram juntos pelos sete mares.
Aluno: Leonardo Dalla Possa

Filme: A LIGA EXTRAORDINÁRIA

Este filme complementou o trabalho das Obras Literárias.

domingo, 28 de setembro de 2008

Produção? Hã ? E agora o que escrever?


Leitura e Produção de Textos...

Camila, Eduardo, Adriana, Cristina, Catiane e Adriane.

PRODUÇÃO DOS TEXTOS...

CONCENTRAÇÃO NA PRODUÇÃO DOS TEXTOS RELACIONADOS AS OBRAS LITERÁRIAS:
- AS MINAS DO REI SALOMÃO
- VINTE MIL LÉGUAS SUBMARINAS
- DRÁCULA
- O HOMEM INVISÍVEL
- TOM SAWYER
- O RETRATO DE DORYAN GRAY
- O MÉDICO E O MONSTRO

PRODUÇÃO DOS TEXTOS ...


APRESENTAÇÃO DAS OBRAS...


A apresentação das obras pelos alunos: Eduardo, Jean, Leticia, Valdinei e Cristiano.

sábado, 13 de setembro de 2008

TOM SAWYER - FAZENDO PARTE DA ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

A aluna Sidimara nos contou a fantástica aventura de um garoto que vive com sua tia Poly numa pequena cidade do Mississipi em meados do séc. XIX. Ele e seu inseparável amigo Huck Finn que adoram pescar, sonham com piratas e grandes tesouros. Os dois amigos vivem uma série de aventuras, quando acidentalmente presenciam um assassinato, conseguem provar a inocência do homem injustamente acusado. Tal fato faz com que eles passem a ser caçados por Injun Joe, o verdadeiro assassino.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

LEITURA PELAS ALUNAS

Sidimara e Letícia compenetradas na leitura : As Minas do Rei Salomão e Tom Sawyer.

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

1. Problematização:

Sabemos o quanto a leitura é importante e fundamental no dia- a- dia do aluno, pois as dificuldades presentes denotam a falta desta. O desempenho na interpretação de um texto, a ortografia, ou até mesmo a linguagem utilizada, é bastante precária. Precisamos dotar o aluno de uma supercompetência de leitura: ler textos, ler imagens em movimento, ler sinais, para enfim poder ler e entender os clássicos e outros gêneros textuais. O aluno não tem apenas de ler; tem de querer fazê-lo. É importante que saibam apreciar e ler textos literários, buscando a identificação com a modalidade de leitura e seu gênero.
É perceptível a resistência de alguns, quando o assunto é leitura e por isso observa-se a grande dificuldade na interpretação e na escrita.
A leitura leva a pessoa a observar, perceber, descobrir e refletir sobre o mundo e
interagir com seu semelhante através do uso funcional de linguagens;

2. Objetivos:

- Despertar o gosto pela leitura, permitindo o desenvolvimento e a liberdade de escolha, para poder relacionar esta, a prática textual.
- Ler, para interpretar e interagir durante as aulas..
- Criar no aluno o prazer de ler, para que o mesmo busque constantemente
seu gênero de leitura.
- Levar para a sala de aula Clássicos da Literatura Brasileira e Inglesa com sinopses, para motivar o aluno à leitura e socialização dos mesmos.
- Auxiliar o aluno na pesquisa e busca por livros que permitam abrir seus horizontes ampliando seus conhecimentos nas diversas áreas do saber.

3. Ações:

Através da leitura, socialização e análise das Obras Clássicas em sala de aula:
O Retrato de Dorian Gray, As Minas do Rei Salomão, O Homem Invisível, Drácula, O Médico e o Monstro, As Aventuras de Tom Sawyer,Vinte Mil Léguas Submarinas, os alunos viajaram para os diversos mundos, da ficção, da magia, do terror, da aventura e outros.
Houve a construção coletiva e individual de textos, mesclando as personagens das obras num conto fantástico, bem como a representação através de dramatização.
Para completar o trabalho, foi assistido ao filme “A LIGA EXTRAORDINÁRIA”, o qual junta as sete obras clássicas.

4. Meios / Recursos :

Biblioteca, vídeos, Internet, coletâneas, gravuras, cenário, sala ambiente...

5. Avaliação:

A Avaliação se deu pelo envolvimento, oralidade, leitura, desenvolvimento das atividades propostas, interesse, criatividade e desempenho no trabalho, verificando assim o crescimento do aluno quanto a linguagem, pronúncia correta, entonação, concordância, e ortografia.








segunda-feira, 1 de setembro de 2008

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM


Atividade de Aprendizagem desenvolvidas com alunos da 8ª série do Ensino fundamental.
Obras Literárias lidas e apresentadas pela turma.