domingo, 23 de novembro de 2008
PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS

Orais e escritas.
- Identificar elementos que compõem as imagens mostradas e a partir destas a construção de textos orais e escritos.
- Desenvolver as habilidades de leitura e interpretação, relacionando sempre as palavras com utilização de imagens, para posteriormente, haver a produção escrita.
CONTEÚDOS: - Leitura e Interpretação de uma gravura (imagem) vídeos.
- Identificação de palavras relacionadas a imagem ou ambiente.
- Produção textual.
- Treino ortográfico.
- Interação com os grupos na troca de experiências.
- Dramatizações.
JUSTIFICATIVA :
As atividades de leitura, interpretação e escrita, serão desenvolvidas, na sala de aula e fora dela, utilizando materiais didáticos e recursos visuais disponíveis. Os alunos terão acesso aos livros de histórias, textos com gravuras, filmes... e através destes, a identificação e associação de palavras relacionadas a este meio. Os passeios, apresentações, homenagens e outras atividades desenvolvidas pela escola, as quais os alunos farão parte, serão ótimos recursos, pois a interação e socialização destes, facilitarão o desenvolvimento da aprendizagem.
AVALIAÇÂO : A avaliação do aluno acontecerá pelo envolvimento e participação das atividades propostas, apropriação dos recursos utilizados, bem como o seu crescimento e desenvolvimento da leitura, interpretação e escrita.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Texto Selecionado
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Produção de Texto : As Garras de Drácula
domingo, 28 de setembro de 2008
PRODUÇÃO DOS TEXTOS...
- VINTE MIL LÉGUAS SUBMARINAS
- DRÁCULA
- O HOMEM INVISÍVEL
- TOM SAWYER
- O RETRATO DE DORYAN GRAY
- O MÉDICO E O MONSTRO
sábado, 13 de setembro de 2008
TOM SAWYER - FAZENDO PARTE DA ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

quarta-feira, 10 de setembro de 2008
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
1. Problematização:
Sabemos o quanto a leitura é importante e fundamental no dia- a- dia do aluno, pois as dificuldades presentes denotam a falta desta. O desempenho na interpretação de um texto, a ortografia, ou até mesmo a linguagem utilizada, é bastante precária. Precisamos dotar o aluno de uma supercompetência de leitura: ler textos, ler imagens em movimento, ler sinais, para enfim poder ler e entender os clássicos e outros gêneros textuais. O aluno não tem apenas de ler; tem de querer fazê-lo. É importante que saibam apreciar e ler textos literários, buscando a identificação com a modalidade de leitura e seu gênero.
É perceptível a resistência de alguns, quando o assunto é leitura e por isso observa-se a grande dificuldade na interpretação e na escrita.
A leitura leva a pessoa a observar, perceber, descobrir e refletir sobre o mundo e
interagir com seu semelhante através do uso funcional de linguagens;
2. Objetivos:
- Despertar o gosto pela leitura, permitindo o desenvolvimento e a liberdade de escolha, para poder relacionar esta, a prática textual.
- Ler, para interpretar e interagir durante as aulas..
- Criar no aluno o prazer de ler, para que o mesmo busque constantemente
seu gênero de leitura.
- Levar para a sala de aula Clássicos da Literatura Brasileira e Inglesa com sinopses, para motivar o aluno à leitura e socialização dos mesmos.
- Auxiliar o aluno na pesquisa e busca por livros que permitam abrir seus horizontes ampliando seus conhecimentos nas diversas áreas do saber.
3. Ações:
Através da leitura, socialização e análise das Obras Clássicas em sala de aula:
O Retrato de Dorian Gray, As Minas do Rei Salomão, O Homem Invisível, Drácula, O Médico e o Monstro, As Aventuras de Tom Sawyer,Vinte Mil Léguas Submarinas, os alunos viajaram para os diversos mundos, da ficção, da magia, do terror, da aventura e outros.
Houve a construção coletiva e individual de textos, mesclando as personagens das obras num conto fantástico, bem como a representação através de dramatização.
Para completar o trabalho, foi assistido ao filme “A LIGA EXTRAORDINÁRIA”, o qual junta as sete obras clássicas.
4. Meios / Recursos :
Biblioteca, vídeos, Internet, coletâneas, gravuras, cenário, sala ambiente...
5. Avaliação:
A Avaliação se deu pelo envolvimento, oralidade, leitura, desenvolvimento das atividades propostas, interesse, criatividade e desempenho no trabalho, verificando assim o crescimento do aluno quanto a linguagem, pronúncia correta, entonação, concordância, e ortografia.